book_icon

RPA: dê o 1º passo para a Transformação Digital

A busca pela produtividade, aliada à redução de custos e à qualidade na entrega de produtos e serviços, é incessante no mundo dos negócios. Para não ficar atrás da concorrência, é necessário investir em tecnologia, recurso cada vez mais ligado a todos os processos da empresa, independente do segmento de atuação. A transformação digital, termo que lidera a lista de prioridades dos executivos, é imprescindível e a solução de RPA (do inglês Robotic Process Automation) pode ser um importante passo para tal.

A tecnologia de RPA traz uma série de benefícios, com destaque para a redução de custos e melhor utilização do tempo e intelecto dos profissionais das empresas. Em termos gerais, trata-se de um tipo de software “robô” que replica ações do usuário interagindo e integrando vários processos e atividades realizados dentro da operação. Para que a sua utilização se justifique, essas tarefas devem ser repetíveis, escaláveis e em grande volume. Conceito relativamente novo, a solução de RPA foi disseminada mais fortemente nos últimos dois anos. O crescimento se deve, em grande parte, às dificuldades econômicas vividas no Brasil. Quanto maiores a crise e a dificuldade financeira, mais espaço há para a automação.

A utilização de RPA ainda não chegou à sua plenitude por dois fatores. Primeiro, ainda há muito desconhecimento sobre seu uso e seus benefícios. Segundo, determinadas ações e processos hoje feitos manualmente dependem muito da confiança no funcionário que os executa. Quanto maior o conhecimento e confiança dos empresários e gestores em sistemas robotizados, mais rápido teremos a popularização e o aproveitamento dos ganhos que o RPA proporciona.

Por tudo isso, tenho a convicção de que, apesar do crescimento estabelecido nos últimos anos, há muito espaço ainda para Robotic Process Automation no mercado brasileiro. Prova disso é que, recentemente, fizemos um trabalho de consultoria para uma empresa do setor de educação e identificamos que 80% dos seus processos de emissão de nota fiscal e pagamento eram passíveis de automação. Se a sua empresa deseja fazer parte da lista de companhias transformadas digitalmente, um bom primeiro passo é buscar e implementar soluções de RPA.

*Rodrigo Coelho é diretor de estratégias digitais da Resource

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.