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Em eventos para parceiros, Avaya incentiva novos modelos de negócios

Fabricante faz balanço do ano fiscal de 2016 e detalha os planos para os próximos meses para o canal
Em eventos para parceiros, Avaya incentiva novos modelos de negócios
Marcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil

A Avaya quer fomentar diferentes modelos de negócios com parceiros e está otimista com este ano, especialmente na operação brasileira. Em evento para parceiros realizado em São Paulo, o Avaya Partner Experience Day, a fabricante mostrou um balanço do ano fiscal de 2016 e detalhou os planos para os próximos meses para o canal.

Brasil se posicionou como a maior base do mundo da Avaya Oceana

A uma plateia composta por 150 representantes dos seus principais parceiros de negócios, Márcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil destacou que 2016 apresentou resultados em receita como em 5 anos a companhia não conseguia. A oferta de software e serviços foi responsável por 75% da receita. “A Avaya Brasil está se adaptando ao cenário. Não vendemos mais somente telefonia. Estamos abertos a novos modelos de negócios”, afirmou.

O otimismo de Rodrigues se baseia nos resultados do Brasil, que se posicionou como a maior base do mundo da Avaya Oceana, solução multi-touch de engajamento com o cliente concebida para o consumidor digital. Segundo o executivo, o objetivo é fomentar também a oferta das soluções Breeze, Equinox e Vantage, além da Oceana com os parceiros. “Me deixem saber sobre novos modelos de negócios para expandirmos mais”, pontuou.

O momento reflete nos planos traçados para o canal, que representou 73% das vendas em 2016. A empresa definiu foco total no Avaya Partner Edge, programa de canal reestruturado em outubro de 2016. Segundo Santiago Aguirre, diretor de Canais e Distribuição da Avaya para América Latina, a intenção é que os canais sejam habilitados para a oferta além do portfólio tradicional da empresa. “Não há momento mais perfeito para a oferta de cloud como agora”, afirmou.

Entre as novidades da nova versão, Aguirre cita a premiação da lealdade ao parceiro, o Avaya Loyalty Awards. “A maioria dos nossos parceiros está com a Avaya há muitos anos e, por isso, valorizamos muito a lealdade em nossa relação. É muito gratificante comemorar os bons resultados alcançados por eles e altamente relevantes para o negócio da Avaya”, diz Aguirre.

No total, a Avaya obteve uma receita de US$ 875 milhões no primeiro trimestre deste ano fiscal (iniciado em outubro de 2016). No mesmo período do ano anterior chegou a US$ 958 milhões. Segundo a diretora financeira da Avaya, Priscila Campos, a queda se deu por causa de uma menor demanda por hardware. No entanto, em 2017, a oferta de serviço recorrente representou 54% e a receita de networking cresceu 20%.

De acordo com Priscila, depois de aprovado o Chapter 11 nos Estados Unidos (equivalente à recuperação judicial no Brasil), a empresa negocia para reduzir o nível de pagamento e despesas com juros para investir em inovação e crescimento.

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