book_icon

Balão do Projeto Loon cai no interior do Piauí

Barulho gerou boato local sobre queda e explosão de aeronave carregada de dinheiro
Balão do Projeto Loon cai no interior do Piauí

O balão do projeto Loon, criado para levar banda larga para regiões mais remotas, caiu no município de São João da Serra, interior do Piauí, e provocou furor entre a população local. A princípio, foram espalhados boatos de que uma aeronave de pequenos porte carregada de dinheiro havia caído e explodido, já que esse trecho é rota de aviões que fazem transporte de malotes entre municípios na região. Depois de buscas, a Polícia Militar constatou que tratava-se de um balão do Projeto Loon e que não houve explosão.

Segundo a PM, equipamento sobrevoava a cidade, quando bateu em um morro em São João da Serra

O projeto pertence ao Laboratório X, da holding Alphabet, que também é responsável pelo Google. O equipamento aéreo caiu na comunidade Santa Rosa, a cerca de 15 km da zona urbana, e causou um forte barulho. Segundo a PM, equipamento sobrevoava a cidade, quando bateu em um morro em São João da Serra. Esta foi a segunda vez que um balão do Projeto Loon desceu no Piauí. O primeiro caso ocorreu em fevereiro deste ano no município de Buriti dos Montes, também na região Norte do Estado.

Em nota, o Laboratório X disse que o Projeto Loon tem como objetivo transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. “Após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão na cidade São João da Serra, Norte do Piauí. Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo. Agradecemos a hospitalidade e o apoio da comunidade local”.

O projeto Loon é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais. Os primeiros testes no País aconteceram no dia 28 de maio de 2014 em Campo Maior, Norte do Piauí, onde foram lançados dois balões.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.