book_icon

Icaro Tech aposta em analytics e computação cognitiva para crescer 20% em 2017

Expansão internacional também está no foco da empresa, que em 2016 fechou projetos nos Estados Unidos e na Austrália
Icaro Tech aposta em analytics e computação cognitiva para crescer 20% em 2017

A procura por parte das grandes operações por soluções que as ajudem a obter ganhos de eficiência deve ser o principal impulsionador do crescimento da Icaro Tech em 2017. A empresa, que durante 2016 fechou importantes contratos e se consolidou como uma das principais fornecedoras do país de soluções de gestão e analytics para operações inteligentes, planeja um crescimento de 20% neste ano, superando a marca de R$ 30 milhões de faturamento.

Em 2016, a Icaro Tech cresceu 80% em vendas e expandiu sua atuação em seus três segmentos foco, telecomunicações, financeiro e energia

Entre as tendências em tecnologia para a área de operações que devem gerar novos negócios durante o ano de 2017 estão as soluções de analytics, voltadas à análise de grandes volumes de dados, e o avanço da computação cognitiva, que tem como base a tecnologia IBM Watson, dentro das empresas.

“O desafio das grandes operações, como concessionárias de energia e operadoras de telecomunicações, de analisar um volume gigantesco de dados para obter ganhos de eficiência, continua em 2017. Em especial em um momento de crise, quando qualquer pequeno ajuste na operação pode representar ganhos financeiros consideráveis”, afirma Kleber Stroeh, sócio e Chief Technology Officer da Icaro Tech.

Em relação ao uso da inteligência artificial, Stroeh ressalta que desde o ano passado as soluções que usam como base a tecnologia IBM Watson já estão ganhando espaço nas empresas, tendência que deve se intensificar durante 2017.

“A computação cognitiva pode ser uma grande aliada na forma com que o gestor de operações interage com as soluções que utiliza e obtém dados que podem embasar decisões estratégicas. Acredito que este será o ano em que as tecnologias que usam como base o IBM Watson chegarão para valer nas grandes operações”, explica.

Com o objetivo de atender a esta demanda, a Icaro Tech lançou em outubro de 2016 o Cognitive Advanced Dashboards, uma versão do painel de controle utilizado pelas maiores operações de telecomunicações do Brasil, o Advanced Dashboards (AD), mas com funções cognitivas. A solução permite que o usuário interaja com ela por meio de linguagem natural e possa obter informações e gráficos ao fazer perguntas em português ou inglês corrente, como se estivesse estabelecendo um diálogo com a máquina.

Expansão Internacional

Outra frente estratégica para a Icaro Tech durante 2017 será sua expansão internacional. Após inaugurar uma unidade em Miami, a empresa fechou no ano passado projetos em operadoras de telecomunicações dos EUA e Austrália.

“Cada vez mais nossa unidade nos Estados Unidos será uma base para a expansão internacional da Icaro não só em território americano, mas também em outros países de língua inglesa. Nossa meta é de que 20% do faturamento previsto para esse ano venha de projetos fora do Brasil”, diz Kleber Stroeh.

Durante o ano 2016, a Icaro Tech cresceu 80% em vendas e expandiu sua atuação em seus três segmentos foco, telecomunicações, financeiro e energia, com a conquista de clientes representativos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.