book_icon

Magazine Luiza adquire startup para fortalecer estratégia de marketplace

Meta é desenvolver uma plataforma digital aberta rentável, com os menores custos para os lojistas
Magazine Luiza adquire startup para fortalecer estratégia de marketplace

Em 2017, o Magazine Luiza traçou o objetivo de ser a melhor e mais barata plataforma de marketplace do mercado brasileiro. Para chegar a esse objetivo a empresa acaba de comunicar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a aquisição da startup de e-commerce Integra, de Itajubá (MG), especializada na integração e gestão do relacionamento entre lojistas e marketplaces. A meta é desenvolver uma plataforma digital aberta rentável, com os menores custos para os lojistas.

Parceiros, além da integração aos marketplaces, poderão administrar e otimizar seu dia-a-dia

Com a aquisição, lojistas parceiros poderão incluir itens para venda no marketplace do Magazine Luiza sem a necessidade de uso de plataformas de terceiros – com custos menores e mais opções de serviços. O marketplace do Magazine Luiza foi criado em 2016. Em poucos meses, 220 000 itens – de fraldas a pneus, de produtos pet a cosméticos – foram integrados à plataforma.

O desenvolvimento do marketplace é um ponto central na estratégia da companhia: ser uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano. No ano passado, o Magazine Luiza faturou R$ 11,5 bilhões. Os canais digitais – site, app de vendas e marketplace – foram responsáveis por 26% das vendas totais. No último trimestre, a operação de e-commerce da companhia cresceu 41% em relação ao mesmo período de 2015.

A Integra Commerce é utilizada hoje por mais de 200 lojistas, incluindo MadeiraMadeira, Época Cosméticos, Casa América, Whirlpool e DBestShop. Além de reduzir os custos gerais da plataforma, os parceiros têm à disposição funcionalidades como a gestão de preço, estoques e frete, como tracking de produtos. A startup é referência no setor no fornecimento de software as a service, permitindo que os parceiros, além da integração aos marketplaces, administrem e otimizem seu dia-a-dia.

“Com a Integra, cortamos caminho no desenvolvimento da melhor e mais barata plataforma do mercado”, diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. “Com nosso marketplace, queremos ampliar exponencialmente a oferta de produtos a nossos milhões de clientes e dar condições para que nossos parceiros – os sellers – cresçam de forma sustentável.”

Laboratório de Inovação em Minas Gerais

Com a aquisição da Integra, o LuizaLabs, laboratório de inovação do Magazine Luiza, ganha um novo braço: o Labs Itajubá, localizado na cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais. Os 24 funcionários que participavam do time da Integra passam a fazer parte do grupo que pensa o futuro do Magazine Luiza, concentrando-se, sobretudo, no desenvolvimento para o marketplace. O CEO da Integra, Carlos Eduardo Alves, assume o cargo de diretor de marketplace do Magazine Luiza.

A partir da aquisição, o LuizaLabs, responsável pela criação de toda a tecnologia utilizada no Magazine Luiza, passa a se dividir em três unidades — São Paulo, Franca, no interior paulista, e Itajubá – e a contar com mais de 100 engenheiros e especialistas em tecnologia. “Estamos ansiosos para entregar novos benefícios aos parceiros do marketplace”, diz André Fatala, diretor-executivo de tecnologia do Magazine Luiza.

Integra

Magazine Luiza

marketplace

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento