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O segredo do relacionamento próximo entre clientes e pequenos negócios

*Por Fábio Túlio

O sonho de qualquer empreendedor é entender seu cliente a ponto de conseguir antecipar suas necessidades, aumentando assim sua produtividade e a rentabilidade dos negócios. Nesse contexto, o conceito de CRM (Customer Relationship Managemente) não pode deixar de ser utilizado. Analisar o perfil dos clientes e avaliar atendimentos realizados anteriormente é importante para dar mais qualidade ao atendimento e criar um padrão que satisfaça os consumidores.

Os sistemas CRM permitem gerenciar de forma automatizada informações sobre o comportamento do cliente, como seus hábitos de consumo, por exemplo. Tendo esses dados em mãos, você pode interagir de maneira mais assertiva com cada cliente, desenvolvendo um atendimento personalizado conforme suas particularidades. Mas vale ressaltar que pro bom funcionamento dessa ação, as informações sobre seus clientes devem ser atualizadas constantemente.

Na medida em que as empresas vão interagindo com seus clientes elas vão obtendo mais dados e armazenando em seu sistema CRM. Essa base de informações, uma vez sistematizada e automatizada, vai definindo e aprimorando a forma de interagir com esse cliente. De outra forma, não é possível gerir todo o volume de atendimento de maneira ordenada e clara para servir aos propósitos das empresas.

É possível encontrar diversos sistemas CRM desenvolvidos para atender e automatizar a demandas de qualquer tipo de empresa, inclusive a de pequenos negócios. No entanto, por mais eficazes que essas soluções possam ser, é sempre importante recordar que, sozinhas, elas não conseguem causar os efeitos esperados.

Então, o que fazer?

Para usuários iniciantes, e até mesmo para mais experientes, diferencias sistemas CRM de estratégias que os apoiem ainda é difícil. Por isso, muitas vezes a implantação de sistemas CRM acaba falhando.

Para um sistema CRM funcionar de maneira eficiente, é preciso ter uma boa estratégia que dê suporte às informações geradas pelas soluções CRM, essa estratégia deve levar em conta a análise clara das características de seus clientes e também mercado-alvo, buscando identificar seus problemas e desafios.

A estratégia CRM auxilia a identificar o foco principal do seu negócio, que pode ser desde a produção, passando pelo próprio produto e vendas, até mesmo o atendimento. Quanto mais cedo esse foco for encontrado por você, maiores são as chances de alcançar as metas de venda e de fidelizar seus clientes. Por isso, estudar e planejar uma boa estratégia ou até mesmo contar com um parceiro que te ajude a encontrá-la, é essencial para ter sucesso na implantação de sistemas CRM.

*Fábio Túlio é diretor-presidente da Jiva

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