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Mercado mundial de serviços em Nuvem Pública crescerá 18% em 2017, prevê Gartner

Estratégias para adoção de Cloud influenciarão mais de 50% dos negócios de terceirização de TI até 2020

O mercado mundial de serviços de Nuvem Pública crescerá 18% em 2017, chegando a US$ 246,8 bilhões, acima dos US$ 209,2 bilhões registrados em 2016. Segundo estimativas do Gartner, o maior aumento virá dos serviços de infraestrutura de sistemas em Cloud (Infraestrutura como Serviço – IaaS), com crescimento previsto de 36,8% em 2017, alcançando US$ 34,6 bilhões. Já os serviços de aplicações em Nuvem (Software como Serviço – SaaS) devem aumentar 20,1%, totalizando US$ 46,3 bilhões.

Os analistas do Gartner estimam um maior crescimento de Cloud na área de infraestrutura de serviços computacionais devido ao aumento da popularidade da adoção de Nuvem

“O mercado global de Nuvem Pública como um todo está entrando em um período de estabilização, com um pico de taxa de crescimento de 18% em 2017 e expectativa de queda nos próximos anos. Segundo o Gartner, até 2020, as estratégias para adoção da Nuvem influenciarão mais de 50% dessas transações de terceirização”, explica Sid Nag, Diretor de Pesquisas do Gartner.

“As empresas estão buscando estratégias por causa do valor multidimensional dos serviços em Nuvem, incluindo agilidade, escalabilidade, custo-benefício, inovação e expansão dos negócios”, afirma Nag. “Embora nem todas as definições sobre terceirização resultem em migração automática para Nuvem, os compradores estão dando prioridade para Cloud nas suas decisões, fundamentados no impacto do tempo para percepção de valor pela velocidade de implementação.”

Espera-se um crescimento um pouco mais lento do mercado de SaaS nos próximos anos com maior maturidade das soluções de SaaS, mais especificamente daquelas para gerenciamento do capital humano (HCM) e das relações com o cliente (CRM), além de uma aceleração nas compras de aplicativos financeiros. Contudo, o SaaS continuará como o segundo maior segmento no mercado mundial de serviços em Nuvem.

“Com os compradores corporativos de aplicações dando prioridade para Cloud, o Gartner estima que mais de 50% das novas adoções de aplicações por grandes companhias norte-americanas serão compostas por SaaS ou outras formas de soluções baseadas em Nuvem. As pequenas e médias empresas estão ainda mais à frente na curva de adoção. Até 2019, mais de 30% dos investimentos em novos softwares dos 100 maiores fabricantes terão mudado de Nuvem como prioridade para apenas Nuvem”, completa Nag.

Os analistas do Gartner estimam um maior crescimento de Cloud na área de infraestrutura de serviços computacionais devido ao aumento da popularidade da adoção de Nuvem. A demanda extra decorrente da migração da infraestrutura para Nuvem e a maior procura proveniente das cargas de trabalho que exigem mais do ambiente (como inteligência artificial – IA, Analytics e Internet das Coisas – IoT), tanto no cenário corporativo como entre as startups, estão norteando esse crescimento. Além disso, o aumento de PaaS (plataforma como serviço) também está impulsionando o crescimento da adoção de IaaS.

Por região, a previsão para o mercado de Nuvem de IaaS na China aumentou considerando uma demanda antecipada de compra além da estimada no período. Em particular, os provedores maiores exclusivos de IaaS no país, assim como outros fornecedores de Cloud voltados para Telecom que estão impulsionando o mercado, estão reportando crescimento significativo. Embora o setor de serviços em Nuvem na China ainda seja inicial e esteja em um estágio de desenvolvimento defasado comparado aos mercados dos Estados Unidos e da Europa, a previsão é de manter altos níveis de crescimento com a transformação digital se tornando uma tendência forte para os próximos cinco anos.

Durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, os analistas debaterão os fatores que levam algumas empresas a ainda estarem pensando sobre onde a Nuvem vai se encaixar em suas estratégias de TI, baseando-se na promessa de otimizar custos, acelerar a transformação e melhorar os resultados para a terceirização de TI (ITO).

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