book_icon

Blockchain e Bitcoin representarão 10% do PIB global até 2027

De acordo com o Grupo Cimcorp, tecnologia vai revolucionar setores diversos como a indústria, varejo e energia
Blockchain e Bitcoin representarão 10% do PIB global até 2027

O Blockchain é uma tecnologia que já está revolucionando o mercado financeiro – onde é conhecida por ser a base da moeda virtual bitcoin ou por ajudar em estratégias para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. De acordo com o Grupo Cimcorp, o Blockchain vai revolucionar, ainda, as mais diversas áreas de atividades, inclusive as que podem interferir diretamente na vida dos consumidores.

Várias outras empresas em diversos países também começam a utilizar essa tecnologia em setores como agricultura, utilities e indústria

Para se ter uma ideia de seu potencial, vale lembrar que, segundo estimativa do Fórum Econômico Mundial, o Blockchain e o Bitcoin devem representar 10% do PIB global até 2027.

Segundo especialistas internacionais essa participação tende a ser muito maior ainda antes desse prazo. Isso porque, a cada dia, as empresas descobrem novos usos para o Blockchain. Várias outras empresas em diversos países também começam a utilizar essa tecnologia em setores como agricultura, utilities e indústria.

Nos Estados Unidos, o Walmart está testando o Blockchain para rastrear alfaces, carnes e doces das fazendas e fábricas onde são produzidos, até as prateleiras de suas lojas. Com essa iniciativa, a rede pretende, por exemplo, saber rapidamente qual alimento deu origem a um surto de salmonela, como o que atingiu várias pessoas em diversas cidades americanas em 2015.

A gigante de mineração BHP Billiton está usando a tecnologia para rastrear a análise mineral feita por fornecedores externos, e a startup Everledger enviou dados únicos de identificação sobre um milhão de diamantes a um sistema de cadastro de Blockchain para desenvolver garantias de qualidade e ajudar os joalheiros a cumprir os regulamentos que excluem os “diamantes de sangue”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.