O Blockchain é uma tecnologia que já está revolucionando o mercado financeiro – onde é conhecida por ser a base da moeda virtual bitcoin ou por ajudar em estratégias para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. De acordo com o Grupo Cimcorp, o Blockchain vai revolucionar, ainda, as mais diversas áreas de atividades, inclusive as que podem interferir diretamente na vida dos consumidores.
Para se ter uma ideia de seu potencial, vale lembrar que, segundo estimativa do Fórum Econômico Mundial, o Blockchain e o Bitcoin devem representar 10% do PIB global até 2027.
Segundo especialistas internacionais essa participação tende a ser muito maior ainda antes desse prazo. Isso porque, a cada dia, as empresas descobrem novos usos para o Blockchain. Várias outras empresas em diversos países também começam a utilizar essa tecnologia em setores como agricultura, utilities e indústria.
Nos Estados Unidos, o Walmart está testando o Blockchain para rastrear alfaces, carnes e doces das fazendas e fábricas onde são produzidos, até as prateleiras de suas lojas. Com essa iniciativa, a rede pretende, por exemplo, saber rapidamente qual alimento deu origem a um surto de salmonela, como o que atingiu várias pessoas em diversas cidades americanas em 2015.
A gigante de mineração BHP Billiton está usando a tecnologia para rastrear a análise mineral feita por fornecedores externos, e a startup Everledger enviou dados únicos de identificação sobre um milhão de diamantes a um sistema de cadastro de Blockchain para desenvolver garantias de qualidade e ajudar os joalheiros a cumprir os regulamentos que excluem os “diamantes de sangue”.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo