book_icon

TI híbrida se torna modelo para empresas, mas gestão do ambiente é desafio

Pesquisa da Dimension Data aponta que 41% dos executivos considera que a gestão do ambiente de TI híbrida está entre os três maiores desafios de implementação
TI híbrida se torna modelo para empresas, mas gestão do ambiente é desafio

A TI híbrida está se tornando um padrão corporativo, mas não há uma regra única para atingir esse modelo. Segundo pesquisa da Dimension Data, que entrevistou 1.500 tomadores de decisão de TI de várias indústrias verticais pelos Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico e África do Sul, 41% dos executivos aponta que a gestão do ambiente de TI híbrida está entre os três maiores desafios de implementação.

A migração de dados foi um outro desafio comum de implementação citado na pesquisa 

O levantamento aponta que os principais motivadores da mudança para a TI híbrida variam de acordo com o país. Empresas de Hong Kong, do Reino Unido e dos Estados Unidos destacaram as demandas dos usuários finais com mais frequência, enquanto corporações da França, de Cingapura e da África do Sul notaram os custos como motivo mais frequente. As organizações da Malásia listaram desafios de contratações e empresas da Alemanha mencionaram a capacidade limitada dos data centers como os fatores de motivação mais comuns.

A pesquisa da Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, explora o estado atual de implantações da TI híbrida, assim como os requisitos fundamentais e impulsionadores de negócios que determinam a localização das cargas de trabalho.

“Com dados e processos mudando para vários ambientes dentro e fora da nuvem, é necessária uma nova abordagem de gestão. Os gerentes de TI estão sob enorme pressão para encontrar novas maneiras de gerenciar e proteger diferentes ambientes de TI de forma eficaz. A automação é importante, porque ajuda a reduzir custos operacionais, assim como a complexidade crescente dos processos de negócios e das tarefas de gestão. Simplesmente não é mais adequado ou econômico manter essas tarefas de maneira manual”, disse o CEO da Dimension Data, Jason Goodall.

A migração de dados foi um outro desafio comum de implementação citado na pesquisa – 44% dos entrevistados disseram que acharam desafiador determinar qual opção é a melhor para uma carga de trabalho específica e para migrar cargas de trabalho para novos locais.

Enquanto 38% das empresas entrevistadas afirmaram que usam automação para acelerar a migração de aplicações, 48% disseram que a migração em suas empresas é manual e que exige um trabalho intensivo, ou que elas usam recursos internos. Hoje, a migração de dados e aplicações continua complexa e cara para a maioria das organizações.

De acordo com Kelly Morgan, Vice-Presidente de Pesquisas na 451 Research, os serviços gerenciados tornaram-se um componente fundamental na entrega de serviços em uma gama de aplicações e infraestruturas. “Os provedores que oferecem um portfólio completo de serviços gerenciados no mais amplo conjunto de opções de infraestrutura estão bem posicionados para atender a todo o conjunto de requisitos de nuvem da empresa”, disse Morgan.

Ainda segundo a pesquisa, apesar das preocupações com questões de segurança, conformidade e integração; as organizações estão abraçando a próxima geração de tecnologias de rede, tais como funções de virtualização e de redes definidas por software (SDN). As empresas também estão usando tecnologias inovadoras e emergentes como contêineres, soluções de big data e SDN em cenários de produção.

Além disso, as organizações estão gastando uma parte significativa de suas despesas de TI com prestadores de serviços terceirizados em serviços gerenciados e profissionais. Isso acontece por vários motivos: diminuir custos, liberar a equipe de TI para focar em outros projetos, melhorar a segurança, e fornecer conhecimento técnico especializado. A pesquisa revela que 41% das empresas trabalham com vários fornecedores e os gerenciam por conta própria, e outras 37% trabalham com um único fornecedor que pode oferecer uma ampla gama de produtos e serviços que ele desenvolve e gerencia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.