book_icon

Uber retoma teste com carro autônomo depois de acidente nos EUA

Dois motoristas da Uber estavam nos bancos dianteiros no momento do acidente, mas com o veículo em modo autônomo; ninguém ficou ferido
Uber retoma teste com carro autônomo depois de acidente nos EUA

O programa piloto de teste da Uber com carro autônomo foi retomado nesta segunda-feira, informou a agência Reuters. Os testes haviam sido suspensos depois que um veículo se envolveu em um acidente em Tempe, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Ninguém ficou ferido e, segundo declarações de uma porta-voz da polícia local, o acidente aconteceu quando o condutor do segundo veículo envolvido não deu prioridade ao carro da Uber.

Acidente aconteceu quando o condutor do segundo veículo envolvido não deu prioridade ao carro da Uber

A empresa, no entanto, suspendeu no sábado os testes no Arizona, Pittsburgh e San Francisco. Depois de São Francisco, a expectativa é que os testes voltem aos outros estados também. No momento do acidente, o Volvo XC90 da Uber tombou. Dois motoristas da Uber estavam nos bancos dianteiros, mas com o veículo em modo autônomo. Não havia clientes nos bancos traseiros. Três carros foram envolvidos no acidente.

A Uber divulgou o programa piloto em Pittsburgh, no ano passado, e admitiu que os carros sem condutor “precisam de intervenção humana em várias ocasiões, nas quais se incluem as condições climatéricas adversas”. A empresa disse ainda que a nova tecnologia tem o “potencial para reduzir acidentes nas estradas norte-americanas.”

Essa não é a primeira vez que acontece um acidente com um veículo autônomo. Em 2016, durante uma ocasião em que o carro estava em modo de piloto automático, um motorista da modelo S da Tesla Motors faleceu num embate com um caminhão em Williston, Flórida. No mesmo ano, um condutor da Alphabet Inc da Google sofreu um acidente em Mountain View na California, quando atingiu um carro autônomo, na tentativa de contornar um obstáculo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.