

O programa piloto de teste da Uber com carro autônomo foi retomado nesta segunda-feira, informou a agência Reuters. Os testes haviam sido suspensos depois que um veículo se envolveu em um acidente em Tempe, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Ninguém ficou ferido e, segundo declarações de uma porta-voz da polícia local, o acidente aconteceu quando o condutor do segundo veículo envolvido não deu prioridade ao carro da Uber.
A empresa, no entanto, suspendeu no sábado os testes no Arizona, Pittsburgh e San Francisco. Depois de São Francisco, a expectativa é que os testes voltem aos outros estados também. No momento do acidente, o Volvo XC90 da Uber tombou. Dois motoristas da Uber estavam nos bancos dianteiros, mas com o veículo em modo autônomo. Não havia clientes nos bancos traseiros. Três carros foram envolvidos no acidente.
A Uber divulgou o programa piloto em Pittsburgh, no ano passado, e admitiu que os carros sem condutor “precisam de intervenção humana em várias ocasiões, nas quais se incluem as condições climatéricas adversas”. A empresa disse ainda que a nova tecnologia tem o “potencial para reduzir acidentes nas estradas norte-americanas.”
Essa não é a primeira vez que acontece um acidente com um veículo autônomo. Em 2016, durante uma ocasião em que o carro estava em modo de piloto automático, um motorista da modelo S da Tesla Motors faleceu num embate com um caminhão em Williston, Flórida. No mesmo ano, um condutor da Alphabet Inc da Google sofreu um acidente em Mountain View na California, quando atingiu um carro autônomo, na tentativa de contornar um obstáculo.

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo