Para a maior parte dos executivos de TI, os investimentos em Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM, na sigla em inglês) são importantes para obtenção da agilidade necessária e a competição em uma era global, de disruptura entre as indústrias e transformação digital.
Segundo o estudo “Delivering Value to Today’s Digital Enterprise: The State of IT Service Management 2017”, 86% dos entrevistados entendem que o ritmo de mudança e transformação da TI aumenta e mais da metade (55%) afirma que a participação do orçamento de TI no gerenciamento e manutenção contínua tem crescido.
A pesquisa, realizada pela BMC com mais de 250 executivos de TI e conduzida pela Forbes Insights, teve como objetivo avaliar o atual cenário do ITSM e como as organizações ao redor do mundo têm usado e investido em soluções modernas de gerenciamento de serviços.
Para atender à demanda por maior eficiência e produtividade, os executivos afirmaram que focam cada vez mais em serviços baseados na nuvem e na implementação de mais serviços automatizados, criando uma clara estrutura de transformação digital, de modo a tornar suas organizações mais ágeis, móveis e receptivas às demandas dos clientes.
Especificamente, 88% dos entrevistados afirmaram que o ITSM é importante para seus esforços em transformação digital. Da mesma maneira, a maioria dos executivos de TI o enxerga como aspecto fundamental para iniciativas relacionadas à computação em nuvem (86%), mobilidade (83%) e Big Data (83%).
Apesar de estar clara a necessidade de mais investimentos em inovação e novas soluções digitais, um volume maior de dinheiro e esforços tem sido colocados para manter todos em alerta. Como resultado, 75% acreditam que o tempo, dinheiro e recursos gastos com manutenção e gerenciamento afetam a competitividade global de suas organizações.
“Empresas de todos os portes se esforçam para acompanhar o ritmo de mudança, da transformação e o risco de extinção para conseguir alcançar as empresas mais novas e recém-chegadas ao mercado”, afirma Nayaki Nayyar, presidente de gerenciamento de serviços digitais da BMC.
“Nesta pesquisa vemos claramente a necessidade de investir em soluções de gerenciamento de serviços em multi-nuvem capazes de acelerar a transformação digital. A chave para o sucesso é equilibrar agilidade com custo, controle e segurança. A abordagem da BMC em termos de multi-nuvem soluciona estes novos dilemas a partir de soluções que simplificam processos operacionais, automatizam a entrega de suporte em service desk, reduzem custos em torno de pontos cegos de segurança e aumentam a produtividade”.
A pesquisa inclui respostas de 261 executivos de nível sênior, representando uma gama de funções de trabalho e indústria. 61% são da América do Norte, 30% da Europa Ocidental e 5% da Ásia-Pacífico. Cerca de 1/3 são executivos de nível C, enquanto que 61% ocupam cargos de vice-presidentes ou diretores.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo