book_icon

Dubai quer arranha-céu construído com uso de impressora 3D

Empreitada será possível graças a uma nova técnica de construção chamada ‘grua de impressão’
Dubai quer arranha-céu construído com uso de impressora 3D

O primeiro arranha-céu desenvolvido com a tecnologia de impressão 3D pode surgir em breve nos Emirados Árabes, segundo publicou a revista Khaleej Times. A altura da estrutura e o início do trabalho ainda não foram revelados. A responsável pelo projeto é a Cazza Construction, empresa com sede em Dubai.

No ano passado, as autoridades de Dubai anunciaram a estratégia 3D Printing Strategy que prevê que, até 2030, 25% dos prédios em Dubai devem ser criados com uso da tecnologia de impressão 3D

A empreitada será possível graças a uma nova técnica de construção chamada ‘grua de impressão’. A empresa usará guindastes com unidades adicionadas criadas especificamente para a construção de estruturas 3D impressas de 80m ou mais.

Conhecida por produzir um sistema que combina o uso de robôs de impressão 3D móveis com os métodos de construção existentes para tornar os processos de construção mais rápidos, mais econômicos e ecológicos; a Cazza fechou em dezembro um acordo de colaboração com o governo de Dubai para alavancar a impressão 3D no país.

No ano passado, as autoridades de Dubai anunciaram a estratégia 3D Printing Strategy que prevê que, até 2030, 25% dos prédios em Dubai devem ser criados com uso da tecnologia de impressão 3D.

Segundo o CEO da Cazza, Chris Kelsey, projeto é um desafio. “Quando pensamos pela primeira vez na implementação de tecnologias de impressão 3D, pensávamos principalmente em casas e prédios baixos.

Casa em 24h

Em Dubai são os prédios enormes. Na Rússia, uma casa foi construída em tempo recorde há algumas semanas. A iniciativa é da empresa Apis Cor, que desenvolveu a primeira impressora 3D para a construção de edifícios e afirma fazer todo o trabalho no local e em tempo recorde.

Os principais componentes da casa, incluindo as paredes e divisórias, foram impressos apenas com uma mistura de concreto. Portas e janelas foram adicionadas mais tarde, assim como uma camada de tinta brilhante aplicada ao exterior do imóvel.

Veja a demonstração:

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.