book_icon

Servidores têm queda de receita e de remessa no último trimestre de 2016

Segundo Gartner, a América Latina teve a maior diminuição no número de remessas de servidores (12,2%)
Servidores têm queda de receita e de remessa no último trimestre de 2016

No quarto trimestre de 2016, a receita mundial de servidores caiu 1,9%, enquanto as remessas diminuíram 0,6% com relação ao mesmo período de 2015. Segundo estimativa do Gartner, durante o ano passado, o número de servidores comercializados mundialmente cresceu 0,1%, mas a receita caiu 2,7%.

Do ponto de vista regional, a Ásia/Pacífico foi a única região a apresentar crescimento positivo tanto em receita como em remessas no quarto trimestre de 2016

“Alguns fatores peculiares geraram esses resultados. O número de Data Centers de grande escala (como os do Facebook e do Google) aumentou, demandando, ao mesmo tempo, uma mudança significativa de servidores. As empresas tiveram um índice menor de crescimento, mas continuaram utilizando aplicações em servidores por meio da virtualização e, em alguns casos, em provedores de serviços em Nuvem”, explica Jeffrey Hewitt, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

Do ponto de vista regional, a Ásia/Pacífico foi a única região a apresentar crescimento positivo tanto em receita como em remessas no quarto trimestre de 2016. Todas as outras localidades registraram queda, sendo que a América Latina teve a maior diminuição no número de remessas de servidores (12,2%), enquanto o Oriente Médio e a África caíram 14,7% em termos de receita.

O Gartner aponta que, no período, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) liderou o mercado mundial de servidores em receita fechando o ano com um total de US$ 3,4 bilhões em receita no quarto trimestre de 2016 e 22,9% de participação global. Entretanto, esse rendimento caiu 11% comparado ao mesmo período em 2015.

Dos resultados dos cinco maiores fabricantes do mundo, somente a Dell e a Huawei apresentaram crescimento no trimestre, de 1,8% e 88,4%, respectivamente. A Dell cresceu 6,5% e passou para a liderança em remessas globais de servidores no quarto trimestre de 2016, com 19,1% do mercado. A HPE apresentou queda de 19,4%, caindo para a segunda posição com 17,2% do mercado. A Huawei registrou o maior crescimento em remessas de servidores, com um aumento de 64% com relação ao mesmo período no ano passado.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.