book_icon

Conheça o carro autônomo que vira drone e trem

Airbus apresentou no Salão de Genebra 2017 o conceito de carro que tem como objetivo de formas uma rede de transporte sob demanda
Conheça o carro autônomo que vira drone e trem
[/media-credit] Carro-conceito Pop Up apresentado no Salão de Genebra 2017

Um carro autônomo que pode virar uma cabine de trem ou, se acoplado a um drone, serve de helicóptero. Esse é o Pop Up, carro conceito apresentado pela Airbus e pelo estúdio de carros Italdesign como aposta do futuro do transporte. A apresentação foi feita Salão de Genebra 2017.

 Totalmente elétrico, carro autônomo voador funciona a partir de um sistema de inteligência artificial

O veículo é totalmente elétrico e funciona a partir de um sistema de inteligência artificial. Para a movimentação usa uma cápsula modular para 2 pessoas, que pode ser conectada a um chassis de fibra de carbono para rodar no chão ou a 8 rotores para ir pelo ar em situações de tráfego pesado. Nesse caso ele pode ser um carro normal ou pode virar uma cabine de trem.

O passageiro precisa somente dizer seu destino que o carro automaticamente se encaixa em outros módulos com base nas rotas disponíveis e nos hábitos do usuário identificando, inclusive, o seu estado de humor. Em módulo drone, o Pop Up decola e aterrissa na vertical.

A expectativa da Airbus é que o veículo seja usado nos tubos do Hyperloop, um sistema que transporta pessoas em cápsulas a velocidades acima de 1000 quilômetros por hora. Além disso, o objetivo é que ele ajude a formar uma rede de transportes sob demanda, que funcionaria nos mesmos moldes do Uber, por exemplo.

“Nos próximos anos, o transporte terrestre deverá subir ao próximo nível, além de ser compartilhado, conectado e autônomo, será também multimodal em direção à 3ª dimensão”, afirmou em nota Jörg Astalosch, CEO da Italdesign.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.