book_icon

Acordo entre Qualcomm e MCTIC trará fábrica local de chips

Segundo governo, objetivo é desenvolver a telefonia 5G e o setor de internet das coisas
Acordo entre Qualcomm e MCTIC trará fábrica local de chips

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou acordo com a Qualcomm e a empresa chinesa Advanced Semiconductor Engineering (ASE) para a instalação de uma fábrica de chips no Brasil. De acordo com o órgão, o intuito da parceria é desenvolver a telefonia 5G e o setor de internet das coisas. O acordo estava em negociações há meses e será assinado nesta quarta-feira, 8, em Brasília, e prevê investimento de US$ 200 milhões para o setor.

 Chips podem integrar diversas funções, como processador, condutor e memórias, em um único semicondutor

Conhecida por produzir os processadores para os principais smartphones Android, a Qualcomm vai atuar no país focando no desenvolvimento de semicondutores. Os chips desenvolvidos pela parceria serão do tipo ASCIP (Advanced Cellular SiP), que podem integrar diversas funções, como processador, condutor e memórias, em um único semicondutor.

Segundo nota divulgada pelo MCTIC, o acordo para a chegada da Qualcomm ao Brasil foi firmado durante o Mobile World Congress (MWC) na última semana, quando o ministro Gilberto Kassab visitou o evento de tecnologia em Barcelona, na Espanha.

“Esse entendimento com a Qualcomm no Brasil tem dois significados importantes. Contribui para a expansão e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas às telecomunicações e acontece também em um momento importante, em que o País retoma seu crescimento e atração de investimentos”, afirmou o ministro Kassab, por meio de nota.

A fábrica terá 20 mil metros quadrados e vai contar com mão de obra direta e indireta de 1,2 mil pessoas. Ainda não há previsão para instalação da planta, nem sua localização.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.