book_icon

Gartner aponta tendências que impactarão Data Centers

CIOs devem desenvolver equipes para a criação de uma base digital forte, baseada em uma estratégia de data center moderna e sólida
Gartner aponta tendências que impactarão Data Centers

Até 2021, mais de 90% dos grandes Data Centers irão reavaliar suas estratégias com base em tendências mundiais socioeconômicas e ambientais. Segundo a pesquisa CIO 2016, do Gartner, entramos profundamente na era da digitalização, o que exige dos CIOs atenção à implementação de plataformas digitais preparadas para atender à demanda futura.

 Segundo a pesquisa CIO 2016, entramos profundamente na era da digitalização

Segundo o instituto de pesquisa, devem ser levadas em conta as várias opções de Data Center, como os modelos de instalação local, na Nuvem, locação conjunta, hospedagem e computação de ponta. Essas alternativas oferecerão recursos computacionais para as empresas da melhor forma possível e incluirão capacidades de TI bimodais desenvolvidas para melhorar a agilidade do Data Center.

“Essas megatendências globais são reflexo de uma série de processos e mudanças que vêm acontecendo no mundo e que estão remodelando as sociedades. Elas terão um impacto significativo nas estratégias de Data Center nos próximos 10 anos”, afirma Henrique Cecci, Diretor de Pesquisas do Gartner e Chairman da Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Data Center 2017.

Analistas do Gartner apontam a importância de os CIOs desenvolverem equipes para a criação de uma base digital forte, baseada em uma estratégia de Data Center moderna e sólida, e de implementarem um plano de longo prazo para aquisição de conhecimento e habilidades.

Ao mesmo tempo, as megacidades estão se desenvolvendo e intensificando a urbanização. Conforme a população cresce e se concentra cada vez mais em um menor número de locais, os Data Centers terão que se adaptar. Esses centros urbanos densos exercerão “gravidade” em torno deles, atraindo os Data Centers para mais perto. O Gartner chama isso de “gravidade das megacidades”.

Já as mudanças climáticas, combinadas ao crescimento da população e ao desenvolvimento econômico, continuarão tendo sério impacto sobre os recursos naturais essenciais, incluindo a água, alimentos, matéria-prima e energia. Com o rápido crescimento da demanda mundial por capacidades computacionais, os Data Centers vão consumir mais energia e água para manter a temperatura e a umidade dentro dos níveis necessários. Os CIOs precisam avaliar os riscos climáticos e adotar uma abordagem integrada e estratégica à sustentabilidade e à TI verde.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.