book_icon

Chinesas avançam em vendas mundiais de smartphones

Samsung segue ainda com a maior fatia de Market share enquanto Apple volta a liderar vendas
Chinesas avançam em vendas mundiais de smartphones

No quarto trimestre de 2016, as vendas globais de smartphones atingiram 432 milhões de unidades, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2015, aponta o Gartner. Em termos anuais, registraram-se quase 1,5 bilhão de unidades vendidas, um crescimento de 5% com relação ao ano anterior.

Após oito trimestres, a Apple retomou a liderança no mercado de smartphones, mas a diferença entre os dois primeiros lugares nunca foi tão pequena, de apenas 256 mil unidades

A Huawei, a Oppo e a BBK foram responsáveis por 21,3% dos smartphones vendidos para os usuários finais em todo o mundo durante o quarto trimestre de 2016, um aumento de 7,3% ante 2015. Segundo o Gartner, as marcas chinesas como a Oppo, BBK, Huawei, ZTE, Xiaomi e Lenovo vão continuar ganhando market share pois suas estratégias de vendas fora do mercado chinês são cada vez mais agressivas.

A Apple tomou espaço da Samsung e garantiu a liderança mundial entre os fabricantes de smartphones. Em 2016, as vendas de Apple somaram quase 1,5 bilhão de unidades, um crescimento de 5% com relação a 2015. Os responsáveis pelo aumento nas vendas foram seus principais aparelhos, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus.

Após oito trimestres, a Apple retomou a liderança no mercado de smartphones, mas a diferença entre os dois primeiros lugares nunca foi tão pequena, de apenas 256 mil unidades. Esse é o segundo trimestre consecutivo de queda nas vendas de smartphones da Samsung. Além da redução de 8% nas vendas, a participação da empresa no mercado diminuiu 2,9% em comparação ao ano passado. A Samsung ainda detém o maior market share (22,5%), e a Apple avança logo atrás, com 15,9%.

No segmento de Sistemas Operacionais (OS) para smartphones, o Android da Google ampliou liderança, capturando 82% do mercado no quarto trimestre de 2016. No ano todo, o Android também aumentou participação no setor em 3,2%, chegando a 84,8% e sendo o único sistema operacional a crescer de um ano para outro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.