book_icon

Siemens investe em fábrica do futuro no México

Transformação para indústria 4.0 será impulsionada pela adoção do sistema SCADA, que moderniza processos industriais
Siemens investe em fábrica do futuro no México

A Siemens vai promover a modernização do setor industrial no México para fomentar a transição para fábricas inteligentes. Em comunicado, a multinacional afirmou que o México transita para a chamada Indústria 4.0, conhecida como a indústria inteligente ou o futuro, que trabalha com uma nova maneira de entender os meios de produção. A transformação será impulsionada pela adoção do sistema SCADA, que melhora processos industriais com vistas a competitividade, redução de custos e maior produção.

A indústria 4.0 é um conceito que começou a ser implantado a partir de 2013, e que foi originado a partir de um projeto do governo da Alemanha voltado para novas estratégias que aliam tecnologia e meios de produção. Nesta nova concepção as fábricas que conectam máquinas e sistemas tem capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas em processos e se adaptar a mudanças inesperadas que ocorrem nas etapas de produção.

Entre as características estão controle da interface Homem-Máquina, padrões abertos, escalabilidade, IoT e cibersegurança

Os sistemas SCADA, da Siemens, permitem uma série de processos tecnológicos e visualizar, gerenciar e monitorar sequências de fabricação de máquinas e equipamentos para todos os tipos de indústria. A solução varia de sistemas simples para sistemas diversificados e complexos, tais os usados na indústria automotiva. Além disso, também fornecem plataforma para o intercâmbio de informações para a integração vertical no nível corporativo.

Segundo a Siemens, o sistema WinCC SCADA é o mais avançado hoje e oferece várias funcionalidades que suportam a adoção da impressão digital e, assim, melhorar a produção com benefícios tangíveis em termos de competitividade. Entre as características estão controle da interface Homem-Máquina, padrões abertos, escalabilidade, IoT e cibersegurança.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.