Tecnologia

Agropecuária é líder no uso de certificado digital no Brasil

Segundo estudo da ANCD, indústria vem em segundo lugar, seguido de serviços e, por último, comércio

Deposit
Operações com certificado digital fazem parte da rotina de 90% das empresas do setor agropecuário no Brasil. Segundo estudo realizado pela Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), indústria vem em segundo lugar com 78% e serviços em terceiro (64%). Comércio é o último, com 47%.
“Apenas 10% das empresas da área de agropecuária ainda não usam o certificado digital”, destaca Antonio Sérgio Cangiano
A liderança no uso de certificado digital expõe a importância do setor para a adoção do instrumento. “Esse segmento tem peso muito grande e é onde está o maior volume de exportações do Brasil. Apenas 10% das empresas da área de agropecuária ainda não usam o certificado digital”, destaca Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da ANCD.

Ainda de acordo com o levantamento, as operações com certificado digital foram usadas em 71% do total do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015, que foi de R$ 5,9 trilhões. De acordo com Cangiano, a certificação digital tem trazido inúmeros benefícios para os cidadãos e para as instituições que a adotam. Com ela é possível utilizar a internet como meio de comunicação alternativa para a disponibilização de diversos serviços com maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.

“Além da entrega de obrigações com o governo, o certificado digital também é cada vez mais usado por contadores, advogados, médicos, entre outros profissionais liberais, que já perceberam as vantagens que este instrumento proporciona, no sentido de ser seguro, facilitar o trabalho, ser sustentável e ainda representar redução expressiva de custos”, pontua Cangiano.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.