Embora a crise tenha prejudicado muitas empresas em 2016, ela também ofereceu para outras a oportunidade de se desenvolver. Foi o caso da Arrow ECS, distribuidora que comercializa soluções corporativas de TI, que considera o ano de 2016 como um marco para as conquistas da operação no Brasil. Presente há dois anos no País, somente em 2016, a distribuidora inaugurou um escritório em São Paulo com uma estrutura completa para atender os parceiros e agregou a seu portfólio 14 novos fornecedores, entre eles, Oracle, RedHat, A10, Lenovo e Alcatel-Lucent. Neste ano deverão ser anunciados mais quatro fabricantes ainda no primeiro trimestre.
Alinhada à estratégia Global “5 Years Out”, que tem como premissa estimular os parceiros a pensar cinco anos à frente para criar soluções integradas para o mercado, a Arrow ECS inaugurou em maio o seu programa de canais, o Arrow Advantage. Na época do lançamento, Ronaldo Miranda, vice-presidente para América Latina e gerente geral da Arrow ECS no Brasil, afirmou que os critérios para classificação dos parceiros seriam pautados não somente em resultados de vendas, mas no estabelecimento de planos de negócios conjuntos e na estratégia de projetos multimarcas ao longo deste ano.
Para 2017, a empresa tem como meta desenvolver as suas revendas em Segurança, Cloud, Datacenter/Hiperconvergência, Big Data/Social Media e Internet das Coisas (IoT), definidas pela distribuidora como megatendências. “2017 será fundamental para as revendas se desenvolverem nestas tendências e investirem na capacitação para oferecer ao cliente final soluções completas. Neste contexto entra a Arrow e seu portfólio cross solutions para ajudar os parceiros não apenas com benefícios de financiamento e compra, mas também com suporte em treinamentos, demonstração de novas soluções, consultorias e todo o nosso expertise e contato direto com fabricantes”, comenta Miranda.
O segmento de governo é um dos focos. Para que os canais foquem seus negócios neste nicho, a Arrow criou a diretoria de Governo, composta por especialistas em pregões, licitações, editais e processos regulatórios. Este é um diferencial de mercado da distribuidora para atender a grande demanda das revendas. A área já vem dando resultados. Lisia Souza, diretora para Governo da Arrow ECS destaca que, desde sua criação, a diretoria aumentou em mais de 100% o faturamento nesta modalidade de negócios. “Hoje, temos diversas Atas de Registro de Preços de vários fabricantes e uma abrangência comercial em todas as regiões do país para dar suporte às suas revendas”.
Além de governo, finanças, farmácia e agronegócio estão entre os segmentos estratégicos da companhia. Para isso deve renovar o programa de canais, intensificando treinamentos e capacitações a fim de colocar em prática a meta de ofertar um portfólio multimarcas. Uma das metas é capacitar os parceiros a estarem aptos a atuar no movimento de transformação digital das organizações.
Com um portfólio de 33 fabricantes e oferta de soluções de ponta a ponta, a Arrow ECS Brasil possui sede em São Paulo e times regionais no Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
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