O local, que estava com a capacidade máxima de hóspedes (180), recebeu o pedido de resgate por email. Segundo declarou o gerente do hotel, Christoph Brandstätter, a mensagem dos hackers exigia um pagamento de dois bitcoins, ou cerca de US$ 1.800. Caso o resgate não fosse pago até o final do dia (22 de janeiro), o valor dobraria.
O ataque sofrido pelo hotel foi feito por um ransoware, malware capaz de codificar os dados de um sistema operacional para que o usuário não tenha mais acesso. Depois de bloqueado, o hacker exige dinheiro para o resgate. No caso do hotel, o sistema prejudicado foi o que controla as fechaduras eletrônicas.
Após a recuperação do sistema, o gerente do hotel afirmou que a propriedade voltará a utilizar fechaduras tradicionais. “O jeito mais seguro para não ser hackeado é ficar offline”, comentou Brandstaetter. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, “sequestros” digitais quadruplicaram em 2016 e chegaram à média de 4.000 ao dia, atingindo desde arquivos pessoais até câmeras de segurança.
*Com informações do The New York Times
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