book_icon

Ataque de ransoware deixa hóspedes presos em hotel na Áustria

O local, que estava com a sua capacidade máxima, recebeu o pedido de resgate por email e foi obrigado a pagar
Ataque de ransoware deixa hóspedes presos em hotel na Áustria
[/media-credit] Romantik Seehotel Jaegerwirt, um dos maiores hotéis da Europa
Até o pagamento do valor, centenas de hóspedes do hotel ficaram bloqueados para fora de seus quartos
Um ataque de ransoware fez com que um hotel na Áustria fosse obrigado a desembolsar milhares de dólares de resgate em Bitcoins a cibercriminosos que conseguiram hackear e bloquear seu sistema de chaves eletrônicas. Até o pagamento do valor, centenas de hóspedes do Romantik Seehotel Jaegerwirt, um dos maiores hotéis da Europa, ficaram bloqueados para fora de seus quartos.

O local, que estava com a capacidade máxima de hóspedes (180), recebeu o pedido de resgate por email. Segundo declarou o gerente do hotel, Christoph Brandstätter, a mensagem dos hackers exigia um pagamento de dois bitcoins, ou cerca de US$ 1.800. Caso o resgate não fosse pago até o final do dia (22 de janeiro), o valor dobraria.

O ataque sofrido pelo hotel foi feito por um ransoware, malware capaz de codificar os dados de um sistema operacional para que o usuário não tenha mais acesso. Depois de bloqueado, o hacker exige dinheiro para o resgate. No caso do hotel, o sistema prejudicado foi o que controla as fechaduras eletrônicas.

Após a recuperação do sistema, o gerente do hotel afirmou que a propriedade voltará a utilizar fechaduras tradicionais. “O jeito mais seguro para não ser hackeado é ficar offline”, comentou Brandstaetter. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, “sequestros” digitais quadruplicaram em 2016 e chegaram à média de 4.000 ao dia, atingindo desde arquivos pessoais até câmeras de segurança.

 

*Com informações do The New York Times

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.