Tendências

NVIDIA e AUDI prevêem carro com IA para 2020

Carros da montadora alemã com Inteligência Artificial avançada deverão estar disponíveis no mercado a partir de 2020

A NVIDIA e a Audi aceleraram a sua parceria de longa data ao anunciar que estão colaborando para colocar na estrada carros com inteligência artificial avançada a partir de 2020.

“A Inteligência Artificial antecipará as necessidades do condutor”, Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA
O anúncio foi feito na CES pelo o fundador e CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang  e Scott Keogh, presidente da Audi of America.  Pelo acordo, os futuros modelos da montadora alemã serão equipados com Deep Learning para lidar com as complexidades da direção.

Na primeira fase dessa nova colaboração os carros contarão com o NVIDIA DRIVE™ PX, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida para carros autônomos que usa redes neurais de IA para entender o ambiente ao redor e determinar uma rota segura.

Segundo Huang, a inteligência artificial antecipará as necessidades do condutor – dirigir até o escritório pela manhã e retornar para casa à noite, abrir e fechar automaticamente a garagem e ajustar a temperatura com base em preferências pessoais, além de entender e responder a solicitações em uma linguagem informal natural.

“O fato de a Audi adotar nossa plataforma de computação DRIVE para carros com IA acelerará a introdução de veículos autônomos de última geração, o que nos aproxima de um futuro com mais segurança no trânsito e novos serviços de mobilidade”, afirmou Huang.

Já Keogh prevê que a parceria entre Audi e NVIDIA expandirá o Deep Learning e a inteligência artificial para, o quanto antes, oferecer mais automação na estrada.

Na CES 2017 foram demonstradas um Audi Q7 conceito de autodireção. Os passageiros ocupam o banco traseiro do veículo, e não há ninguém no banco do motorista.

Equipado com o DRIVE PX 2 e executando o software NVIDIA DriveWorks, o Q7 usa redes neurais profundas, especificamente, a NVIDIA PilotNet, que reconhece e compreende o ambiente variável e, ao mesmo tempo, dirige de modo seguro. A rota é modificada durante a demonstração e inclui uma variedade de superfícies, com ou sem demarcações, e uma área de construção simulada que exige desvio.

A NVIDIA e a Audi apareceram juntas pela primeira vez na CES há sete anos para anunciar uma parceria tecnológica que se expandiu gradualmente. Entre os resultados estão o premiado sistema de navegação Audi MMI e a cabine de pilotagem virtual da Audi, atualmente disponível em uma ampla gama de sedans, SUVs e carros esportivos da empresa. Nos próximos meses, a Audi lançará o novo A8, o primeiro veículo automatizado de nível 3 do mundo com o sistema Traffic Jam Pilot, com tecnologia zFAS, que integra hardware e software da NVIDIA.

Tags

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.