book_icon

Gartner: vendas de portáteis ficarão estagnadas em 2017

Estimativa é que a retomada aconteça somente em 2018; vendas de celulares só estão avançando em mercados emergentes da Ásia-Pacífico
[media-credit name=”Shutterstock” align=”alignleft” width=”300″][/media-credit]

O mercado mundial de dispositivos portáteis está estagnado e deve vislumbrar uma leve retomada nas vendas somente em 2018. A estimativa é da empresa de pesquisa Gartner Group que projeta que em 2016 e 2017 as unidades comercializadas fiquem estáveis em 2,32 bilhões. Para 2018, a projeção é de aumentar para 2,36 bilhões unidades e, para 2019, a expectativa é de chegar a 2,38 bilhões.

Segundo a empresa, as vendas de celulares só estão avançando em mercados emergentes da Ásia-Pacífico. “O mercado de PCs está chegando ao ponto mais baixo de sua tendência de queda”, disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, em comunicado.

Atwal avalia que com a saturação do mercado promove, além da queda nas vendas, houve um recuo nos preços dos dispositivos. O ritmo nas inovações também é um fator importante que tem influência direta nos números de unidades comercializadas. A falta de inovação, segundo o executivo, inibe a agilidade dos consumidores para trocar de aparelho.

“Eles estão procurando novas experiências em categorias em desenvolvimento, caixas de som equipadas com assistentes virtuais pessoais – como o Echo, da Amazon —, dispositivos de vestir e óculos de realidade virtual”, completou Atwal. Nesse sentido, para conseguir avançar, os fabricantes terão que se mover cada vez mais rápido para as novas tecnologias.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.