book_icon

Open Data é realidade para 81% dos países europeus

Relatório da Capgemini aponta que 68% dos países do continente já dispunham de uma política dedicada a tecnologia
Open Data é realidade para 81% dos países europeus

A União Europeia está perto de colher os benefícios do Open Data. Segundo relatório da consultoria Capgemini, 81% dos países europeus dispõem atualmente de uma política de Open Data. Além de representar um avanço em comparação aos 69% da edição publicada do mesmo estudo em 2015, os países europeus também incrementaram seus portais de dados e chegaram a uma pontuação geral de maturidade de 64%, ante aos 42% da edição anterior. Coordenado pela Capgemini, o estudo “Open Data Maturity in Europe 2016: Insights into the European state of play” foi encomendado pela Comissão Europeia no contexto do Portal de Dados Europeus.

Segundo o estudo, 28 países da União Europeia completaram 57% de sua jornada rumo à implementação do Open Data, incluindo Noruega, Suíça e Liechtenstein. Em 2016 houve um crescimento médio de 29% de dados abertos em comparação a 2015.

Enquanto em 2015 menos de dois terços dos países do UE (59%) dispunham de uma política dedicada ao Open Data, em 2016 este índice aumentou para pouco mais de dois terços (68%). Os países também estão investindo em compreender o impacto dos dados abertos para a sua economia e para os cidadãos, por meio do lançamento de uma série de estudos e interações com a sociedade civil.

“A qualidade e o aumento de dados disponíveis em formatos legíveis pelas máquinas também é algo em que os países estão concentrando mais esforços. Os governos europeus estão acordando para a importância do Open Data para melhorar tudo, desde planejamento urbano e transporte até os níveis de poluição e serviços de emergência. No entanto, algumas administrações públicas ainda guardam zelosamente seus dados para vendê-los, ou estão secretamente abstendo-se de compartilhar com os outros. É preciso que se deem conta de que a utilidade dos dados cresce exponencialmente quando é partilhada e usada por todos”, afirmou o vice-presidente e líder da conta da União Europeia no Grupo Capgemini, Dinand Tinholt.

O nível de maturidade dos portais de dados subiu quase 23 pontos percentuais (de 42% para 64%) graças ao desenvolvimento de recursos mais avançados. Tais portais oferecem diferentes formatos de dados, funcionalidades de download e estão transportando quantidades crescentes de informações, além de um aumento no tráfego de usuários.

O Portal Europeu de Dados, que disponibiliza informações de todos os portais nacionais desde novembro de 2015, conta agora com quase 640 mil conjuntos de dados, duas vezes e meia mais que o volume disponibilizado em seu lançamento.

O objetivo do estudo é mostrar o estágio atual dos trabalhos realizados pelos países europeus para tornar disponíveis seus dados governamentais, por meio da avaliação dos dados abertos em relação a acabamento, promoção e maturidade de portais. Além disso, faz uma comparação entre as nações que estão desenvolvendo processos de aprendizagem para acelerar seus avanços.

O estudo publicado pela Capgemini em 2015 estimou o tamanho do mercado direto para o Open Data na Europa em 325 bilhões de euros, para o período 2016 a 2020. Neste contexto, a União Europeia lançou o Portal Europeu de Dados, que recolhe informações disponibilizadas em cada nação componente do grupo. Atualmente, cobre 32 países, tem links para mais de 640 mil conjuntos de dados em todo o continente e oferece uma variedade de recursos de aprendizagem e de uso. Esta iniciativa é mais uma das maneiras com as quais o Grupo Capgemini apoia seus clientes na tomada de decisões estratégicas, a partir de dados multifacetados providos diariamente.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.