book_icon

CES 2017: Veja as tecnologias que foram destaque neste ano

Exposição destacou o futuro da 5G, a próxima geração de tecnologia de rede móvel e seu efeito no mundo conectado

A edição de 2017 da CES (Consumer Electronic Show), mostra dedicada exclusivamente à inovação tecnológica em produtos eletrônicos de consumo destaca o futuro da 5G, a próxima geração de tecnologia de rede móvel, e seu efeito no mundo conectado. A feira acontece tradicionalmente há mais de 40 anos, sempre em janeiro, em Las Vegas (Nevada, EUA).

Além de discutir o impacto que a 5G terá sobre a mobilidade em todos os principais setores empresariais, a CES trouxe os últimos avanços em mobilidade conectada como tecnologia para carros que dirigem sozinhos, internet das coisas, cidades inteligentes e saúde digital, bem como experiências interativas de realidade aumentada/realidade virtual. A geração 5G dará abertura à uma explosão de novos serviços, incluindo banda larga, melhores serviços domésticos e conectividade mais rápida a preços acessíveis.

“A conectividade está no centro da inovação emergente e engloba a internet das coisas, realidade virtual, carros que dirigem sozinhos e muito mais”, Gary Shapiro, presidente e CEO da CTA
O CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, fez a apresentação inaugural sobre o impacto mundial da geração 5G. A sessão explorou o futuro brilhante da mobilidade com 5G, a rede que reage mais rápido do que o cérebro humano. A Ericsson também falou sobre o tema na SuperSession, na palestra “Stoked About 5G” (“Animados com a 5G”). Além da Ericsson e Qualcomm; Huawei, Sprint, Verizon, Samsung, LG, TCL, ZTE Blackberry, Nokia estiveram na CES lançando novos produtos e serviços.

“A conectividade está no centro da inovação emergente e engloba a internet das coisas, realidade virtual, carros que dirigem sozinhos e muito mais. Com todo o espectro de tecnologia em exibição, não há melhor lugar para experimentar a revolução 5G do que na CES 2017 “, afirma Gary Shapiro, presidente e CEO da CTA. “A SuperSession da Ericsson reproduziu uma imagem do nosso novo mundo conectado com a tecnologia 5G, incluindo novos produtos e serviços que revolucionarão a forma como os consumidores vivem, trabalham e jogam”, destaca.

Voltado a profissionais do ramo, jornalistas e curiosos, a feira recebe cerca de 3.800 expositores de 140 países diferentes em 24 categorias de produtos e é organizada Consumer Technology Association (CTA).

Veja outros destaques da feira:

  1. Controle por voz – foram mostrados produtos como os assistentes domésticos, controlados principalmente por três sistemas – Alexa, da Amazon, Cortana, da Microsoft, e Google Assistant. Entre eles, a lâmpada C, da GE, que responde aos comandos do usuário e conta com um alto-falante, reproduzindo o que a Alexa diz.
  2. Robôs – No ssegmento de robótica, o Olly foi um dos destaques. O pequeno robô de mesa conta com um assistente inteligente capaz de reconhecer diferentes membros da família adaptando seu comportamento de acordo com a personalidade de cada um. A construção de robôs modulares, que podem ganhar novas habilidades de acordo com as peças que são conectadas a eles também foram destaque. A Unibot, por exemplo, criou um dispositivo que funciona como aspirador e câmera de segurança e até purificador de ar.
  3. Realidade virtual e realidade aumentada – O foco é fazer com que o usuário se sinta totalmente imerso na realidade virtual. Para isso, as companhias usam sensores, rastreadores de movimento e até dispositivos que imitam os movimentos para criar a ilusão perfeita.
  4. Transportes – Os carros autônomos ainda não ganharam totalmente as ruas, mas as empresas de tecnologia estão se esforçando ao máximo para que isso aconteça tão rápido quanto possível. Outras fabricantes se especializam na interação do usuário com seu carro, trazendo uma série de funções, como o HoloActiv Touch, da BMW, que permite ao motorista usar gestos das mãos para interagir com gráficos projetados no painel. A Continental, outra empresa do segmento, apresentou um sistema de reconhecimento facial que identifica o motorista e ajusta automaticamente o banco e o espelho retrovisor.
  5. Casa conectada – A ideia de uma casa conectada não é novidade, mas nesta edição da CES, mais do que os produtos, o foco foi a proteção dos dispositivos.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.