book_icon

Unicamp e Templo.cc criam Centro de Inteligência Artificial Aplicada

O BI0S – Brazilian Institute of Data Science tem objetivo de difundir a cultura de dados no País

Unicamp e Templo.cc criam Centro de Inteligência Artificial Aplicada

Em parceria com a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, o Templo.cc, hub de inovação que desenvolve transformação digital e cultural em grandes companhias, lançará nos próximos meses um Centro de Inteligência Artificial Aplicada. Sob o nome de BI0S – Brazilian Institute of Data Science, tem como principal missão difundir a cultura de dados e promover a transformação digital no cenário brasileiro. No período de cinco anos, o BI0S, que foi um dos seis centros aprovados pela chamada pública da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Comitê Gestor na Internet no Brasil (CGI.br), receberá um investimento de R$ 10 milhões, sendo metade vindo de repasses públicos e a outra parte por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Precisamos assumir o protagonismo na Transformação Digital no Brasil, conjugando excelência científica com a ética nas aplicações da Inteligência Artificial  

Com sede na própria UNICAMP, o BI0S pretende unir os trunfos da universidade, que tem tradição e excelência em pesquisa aplicada, com a expertise do Templo.cc, referência em inovação de mercado. “Com esse trabalho em conjunto, que engloba uma gama de empreendedores e cientistas de dados a nível mundial, queremos montar um Centro totalmente focado em inteligência artificial, nos propondo a resolver desafios reais de mercado e desenvolver um verdadeiro ecossistema integrado de inovação”, explica Herman Bessler, CEO do Templo.cc.

A iniciativa conta com mais de 120 pesquisadores da UNICAMP e de diversas instituições parceiras, como Fiocruz-RJ, ITA, Ufabc, Ufam, USP – Ribeirão Preto, FITec, Cpqd. Também conta com a parceria de empresas, como Hospital Israelita Albert Einstein, Motorola, Binder, Vera Cruz, IBM e Polo Digital. “Precisamos assumir o protagonismo na Transformação Digital no Brasil, conjugando excelência científica com a ética nas aplicações da Inteligência Artificial. Precisamos falar a língua do setor produtivo e também ouvir as diversas demandas sociais por soluções, gerar inovação e transferir tecnologia a partir dos valores da universidade pública”, complementa o professor Henrique Sá Earp, gestor executivo do BI0S.

De acordo com o professor João Marcos Romano, diretor do BI0S, o projeto conta com diferentes trilhas de pesquisa. “Atuamos tanto na trilha da saúde, e por isso há uma parceria forte com a Faculdade de Ciências Médicas, quanto na trilha do agronegócio, envolvendo os colegas da Feagri e do Cepagri. Isso além de uma terceira trilha, que serve de base para as outras, dedicada à metodologia, ao estudo dos algoritmos, das técnicas e das bases teóricas da aprendizagem de máquina e da inteligência artificial”, complementa o pesquisador responsável pelo Centro.

Sediado na Unicamp e conectado a uma rede global de empreendedores e cientistas, o BI0S busca expandir a fronteira aplicada da IA, difundir a cultura de dados nas organizações brasileiras e fomentar iniciativas, produtos e soluções inovadoras, com foco nas áreas prioritárias da Saúde, Agricultura e suas interrelações. O Centro reúne uma equipe transdisciplinar de pesquisadores, associados a instituições de referência. A partir de verticais estruturadas de Transferência de Tecnologia, Educação e Difusão, e Negócios, é oferecida uma abordagem de inovação em ciclo completo, do desenvolvimento à implementação de soluções baseadas em Inteligência Artificial para problemas complexos, com grande potencial de impacto na qualidade de vida da população brasileira.

Estruturado em 2012 como o primeiro coworking criativo do País, e em 2016 como uma consultoria de transformação para grandes corporações, como Arezzo&Co, Banco Modal, e BrMalls, o Templo.cc oferece uma rede de inovação, ecossistemas e laboratório criativos e busca construir uma transformação digital e cultural eficaz, ágil e com propósito. Desenvolve e dissemina ferramentas e conhecimento aberto para que pessoas e organizações se conectem, inovem, aprendam e construam o futuro no presente. Mobiliza e articula ecossistemas criativos. Colabora para cocriar uma nova economia dirigida por valores e guiada por propósito. Cria startups, estratégias e projetos. Experimenta novas formas de trabalhar, educar, produzir e consumir.

Serviço
www.bi0s.com.br
www.ventures.templo.cc

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.