book_icon

Até 2020, troca privada de dados entre empresas deve superar a internet pública

Projeção do Global Interconnection Index aponta que interconexão crescerá cerca de duas vezes e aumentará volume em seis vezes até 2020
Até 2020, troca privada de dados entre empresas deve superar a internet pública

A capacidade de troca privada de dados entre empresas está superando a Internet pública e deve atingir uma taxa de crescimento cerca de duas vezes maior, englobando um volume em torno de seis vezes superior ao tráfego IP global, até 2020, de acordo com o Global Interconnection Index.

O segmento bancário e de seguros serão os maiores consumidores de velocidade de interconexão, visto que a digitalização está forçando este setor a englobar novos modelos de interação com os clientes

O novo estudo de mercado, publicado pela Equinix, analisou globalmente os perfis de milhares de participantes de ecossistemas de colocation em todo o mundo e constatou que a velocidade de Interconexão deverá crescer em uma taxa anual composta de 45% para alcançar 5.000 Tbps até 2020, superando o tráfego IP global em crescimento (24%), e, em volume (855 Tbps). Também está crescendo mais rapidamente do que o Multiprotocol Label Switching (MPLS), o modelo usual de conectividade de negócios, por um fator de 10 vezes (45% versus 4%).

Além disso, o estudo apontou que o uso da tecnologia digital cria a necessidade de apoio a interações em tempo real, que, por sua vez, exige mais velocidade de Interconexão. De acordo com a Accenture, o uso da tecnologia digital deverá adicionar US$ 1,36 trilhões em rendimento econômico nas principais dez economias do mundo até 2020.

A urbanização, que está transformando a demografia global e criando uma necessidade de proximidade dos serviços digitais concentrados em mercados estratégicos em todo o mundo. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas migrem para grandes cidades até 2035, criando até 50 grandes polos estratégicos de mercados urbanos4, os quais exigirão uma densa malha de Interconexão.

Os riscos de segurança cibernética, que expandem o consumo de Interconexão, na medida em que as empresas optam pela troca privada de dados, a fim de contornar a Internet pública e reduzir as ameaças digitais. Até 2020, estima-se que 60% dos negócios digitais terão passado por falhas relevantes no serviço5, visto que as violações se difundem pelas plataformas digitais e físicas.

O Index também projeta a velocidade de Interconexão por caso de uso de empresas e provedores de serviços. O maior caso de uso está associado a modelos tradicionais de implantação de TI, no qual as empresas se conectam a provedores de rede como um caminho intermediário para alcançar clientes e parceiros de negócios. No entanto, o caso de uso que apresenta crescimento mais rápido é o de empresas se conectando diretamente a um conjunto de provedores de serviços de TI e de cloud, confirmando a transformação da infraestrutura de TI — partindo de data centers centralizados, de propriedade da empresa, para ambientes multi-cloud descentralizados, fisicamente dispersos.

A essência da tecnologia digital está transformando a forma como os negócios são realizados em todos os setores, forçando as empresas a inventarem novos modelos de negócios baseados em informações. O Index projeta que o segmento bancário e de seguros será o maior consumidor de velocidade de interconexão, visto que a digitalização está forçando este setor a englobar novos modelos de interação com os clientes. Estima-se que as telecomunicações sejam o segundo maior segmento, com a necessidade de oferecer cobertura em várias regiões e dar suporte à proliferação de sensores e de dispositivos conectados. Por fim, projeta-se que o terceiro maior segmento seja o de serviços de TI e cloud, na medida em que oferece uma peça fundamental à ativação digital.

“Algumas das maiores tendências tecnológicas do nosso tempo, incluindo mobilidade, cloud, social e explosão de dados estão produzindo uma verdadeira disruptura na escala de uma nova revolução Industrial”, acredita Sara Baack, Diretora de Marketing da Equinix, Inc. “Adaptar-se a essa nova realidade tornou-se uma necessidade, e as empresas estão alcançando o sucesso através da adoção da Interconexão, localizando sua infraestrutura de TI em proximidade imediata a um ecossistema de empresas que se agrupam para conectar fisicamente suas redes às de seus clientes e parceiros. A Interconexão ajuda a promover a transformação digital, dando suporte ao consumo em escala de multi-cloud, melhorando a performance e a latência de rede, permitindo maior controle operacional e redução de riscos de segurança”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.