book_icon

Um por todos e todos por um: A história de uma cidade inteligente e inclusiva

Já ouvi muitas histórias sobre a próxima grande onda tecnológica que irá revolucionar a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Muitas destas histórias não passaram de modismo ou ilusão, mas algumas começam a se tornar realidade. Uma das tecnologias emergentes de sucesso é a cidade inteligente.

Uma cidade inteligente utiliza a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em termos sociais, econômicos e até ambientais. Estimativas apontam, por exemplo, que as soluções tecnológicas, incluindo as cidades inteligentes, podem permitir uma redução de 20% das emissões globais de CO2 até 2030.

A boa notícia é que o lançamento da tecnologia das cidades inteligentes não é um conto de fadas ou um sonho distante. É real e está acontecendo neste momento em cidades no mundo todo.

A estimativa é que cerca de dois terços da população mundial devem viver em áreas urbanas em 20502. Isso torna esta tecnologia crítica na busca de um futuro melhor. Nas 100 maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos, quase 25% dos cidadãos têm mais de 65 anos ou são portadores de deficiência.

A chave para o desenvolvimento das cidades inteligentes de sucesso está em atender às necessidades atuais e futuras de cada cidadão. Esse fator é especialmente importante para as pessoas com deficiência ou que estão envelhecendo. A inclusão deve ser prioridade em toda estratégia de cidade inteligente. Projetos sob a ótica da inclusão são críticos para cumprir a promessa das cidades inteligentes de ajudar a reduzir – e não ampliar – a exclusão digital. Além disso, cidades são redes formadas por indivíduos de grupos diversificados e as pessoas da terceira idade ou com deficiência são parte integral destas redes, junto com suas famílias, vizinhos e pessoas que prestam apoio.

*Chris Penrose é presidente de Internet of Things Solutions da AT&T

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.