book_icon

Acordo entre SAS e Footstats aplica Analytics ao futebol

Com o apoio da expertise de análise de dados do SAS, o Footstats Premium proporciona ao torcedor comum uma nova maneira de enxergar o futebol por meio dos números
Acordo entre SAS e Footstats aplica Analytics ao futebol

O SAS, fornecedor global em Analytics, firmou uma parceria com a Footstats, empresa especializada em coleta e análise de informações relacionadas ao futebol. Com o acordo, as duas empresas lançam uma versão aprimorada da ferramenta Footstats Premium, que traz uma série de novidades para os torcedores que se interessam por estatísticas de desempenho de equipes e atletas.

SAS e Footstats se unem para aprimorar o uso de Analytics, com rapidez de processamento e novos recursos na oferta de dados aos torcedores brasileiros

Com o apoio da expertise de análise de dados do SAS, o Footstats Premium proporciona ao torcedor comum uma nova maneira de enxergar o futebol por meio dos números, usando tanto informações históricas quanto atuais para a análise preditiva da performance de clubes e jogadores. “É uma parceria significativa para o SAS que nos aproxima de um mercado de grande valor como o esportivo, ainda mais no Brasil, país onde o futebol é uma paixão nacional”, comenta Daniela Fontolan, gerente de Alianças do SAS Brasil.

Um dos principais destaques do Footstats Premium é o serviço de notificações, pelo qual os usuários são avisados, em tempo real, sempre que um clube ou jogador troca de posição nos rankings da ferramenta. Ela usa como base parâmetros como o número de gols ou faltas marcadas, passes certos e errados, mapas de calor, posse de bola, faltas, cruzamentos, finalizações, gols, entre outros.

“A ideia é dar aos usuários uma solução completa e acessível, oferecendo respostas para algumas das perguntas comuns no mundo do futebol, entre elas qual time tem produtividade melhor e números que indicam vitória na hora do jogo. Ou ainda, com números do campeonato, demonstrar qual é a provável classificação do time no final do ano pelo Índice Footstats”, explica José Eduardo Romanini, sócio e fundador da Footstats.

Durante os jogos, os dados são coletados e inseridos em tempo real ao Footstats Premium por uma equipe de profissionais da Footstats, escalada para acompanhar pela TV todos os jogos dos principais campeonatos estaduais e nacionais – como as séries A e B do Brasileirão – e alguns internacionais, como a Libertadores.

A versão Premium do Footstats está disponível para download em versão Windows e pode ser usada gratuitamente durante dez dias, mediante cadastro. Em breve, está previsto o lançamento de versões para os dispositivos Android e iOS.

O acordo com a Footstats faz parte da estratégia do SAS de estender seu programa de parcerias a projetos e ideias que permitam à empresa se aproximar de outros públicos. É a primeira parceria do SAS com foco no setor esportivo.

“Uma de nossas metas é ir além das parcerias em mercados onde já temos presença consolidada, tornando a marca do SAS mais conhecida e nos aproximando de um outro público, oferecendo soluções que alinhem a inovação e a criatividade dos parceiros às nossas tecnologias”, diz Carlos Sovegni, responsável pela iniciativa de sports analytics no SAS América Latina.

Segundo o executivo, a parceria vai permitir também que a marca da empresa tenha mais visibilidade. “Ela será apresentada aos usuários por meio das informações estatísticas divulgadas pela Footstats em seu site e nas redes sociais, sempre acompanhadas do selo Powered by SAS”, conclui.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.