A Konics IT, especializada em backup e monitoramento de dados, está em nova fase. Além da mudança do nome, com a incorporação do ‘IT’, definiu estratégia de internacionalização na América Latina e quer formar um canal de distribuição para a oferta de soluções ao mercado de PMEs. O ano de 2017, para a empresa, será de aumento de força de vendas diretas no Chile, Colômbia, Argentina e Peru, e indiretas no Brasil. O primeiro local para a filial da empresa será Lima, Peru.
Embora tenha sua atuação basicamente direta, o canal de distribuição da Konics IT atenderá o setor de PME e as grandes empresas que possuem infraestrutura de TI distribuídas. A oferta será de um appliance empacotado com soluções de monitoramento, backup, nuvem e integração de VPN. “Vamos incentivar a venda, mas também a receita recorrente”, pontua o CEO, Alexandre Paoleschi.
A venda recorrente, prática adotada nos últimos anos, foi sentida na pele pela empresa. Com faturamento de R$ 10 milhões, a empresa remodelou alguns contratos para o modelo recorrente e espera, em 2017, dobrar a receita, que ficou na casa dos R$ 5 milhões. “Todo o movimento foi planejado. Ajudamos os clientes nessa jornada”, conta o executivo.
Por enquanto, a parte de hardware a Konics IT importa da China, mas a ideia é ter um parceiro de fabricação local. A princípio, a oferta via canais será focada em São Paulo e Curitiba e, em uma segunda fase, será estendida para as regiões Sul e Nordeste.
Com escritório em São Paulo e Orlando (EUA), a empresa tem planos de abrir mais um na Argentina. Europa também é uma opção, segundo o executivo. Por enquanto, o Brasil é o centro de atendimento da América Latina.
Tranquility as a Service
Paoleschi conta que um episódio foi responsável pela mudança de atuação da empresa, momento no qual a Konics passou a ofertar uma ferramenta própria para o mercado. “Foi por conta de um problema que deu em uma grande conta que tínhamos de gestão de backup. Foi um divisor de águas”. O desenvolvimento da tecnologia própria permitiu identificar gaps em alguns processos, o que aprimorou o atendimento da Konics IT.
Sob orientação do Gartner, parceiro desde 2014, a Konics passou a aumentar a sua presença no Brasil em variadas verticais e, em 2015, investiu na oferta ao mercado internacional. “A princípio passamos a atender os clientes com filiais fora. Hoje vimos que não temos concorrentes nem no Brasil e nem lá fora”, pontua o executivo, que trabalha a sua venda sob o conceito de ‘Tranquility as a Service’. “O cliente não vai me contratar para avisar os incidentes. Ele quer ajuda para resolver o problema. E é o que vendemos, a resolução do problema”, ressalta.
Voltado para gestão e operacional, a ferramenta da Konics IT trabalha o conceito de monitoramento da infraestrutura de TI para a tomada de decisão. Sem concorrentes diretos, segundo o CEO da empresa, a ferramenta permite integração com qualquer outro sistema de backup.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo