book_icon

Nova economia de dados define oportunidades em IoT

Cisco Jasper lança cinco soluções em plataforma de segurança multicamadas em cloud. Connect personaliza recursos focados em ROI, independente da fase de implementação do cliente

A base mundial instalada de endpoints em IoT passará de 14,9 bilhões no final de 2016 para mais de 82 bilhões em 2025 de acordo com a consultoria IDC. A essa taxa, IoT pode ser tão indispensável como a própria Internet. Apesar disso, um novo estudo conduzido pela Cisco mostra que 60⁒ das iniciativas de IoT são paralisadas no estágio conceitual e apenas 26⁒ por cento das empresas que investiram numa iniciativa em IoT a consideraram bem-sucedida, e um terço de todos os projetos concluídos não foram considerados um sucesso em função de desafios como a necessidade de maior flexibilidade, segurança, bem como a capacidade para incluir e resolver novos meios de utilização.

Os recursos de segurança permitem que os clientes obtenham controles em várias camadas, incluindo grupos de usuários fechados, autenticação de dois fatores, identificação e resolução de problemas 

“A oportunidade da empresa na nova economia de dados é significativa em qualquer parte do mundo. Os vencedores serão definidos por quem tem mais dados e podem conectá-lo com zero distância para o cliente”, aponta o Vice Presidente e Gerente Geral da Cisco, Rowan Trollope. Com isso em mente, para aumentar as vendas da Cisco Jasper e complementar sua oferta de soluções em IoT, a Cisco divulgou cinco novos produtos em seu evento Cisco Live!, em Las Vegas (EUA).

Adquirida em 2016 por US $ 1,4 bilhão, a Jasper Technologies desenvolveu nova a plataforma de segurança e conectividade multi-camada Connect, baseada na nuvem, para ajudar as empresas e os provedores de serviços a lançar, gerenciar problemas e rentabilizar em ROI (Return of Investments) com serviços IoT em escala global. A plataforma traz opções de configuração que atendem às necessidades específicas do cliente, independentemente de sua fase de implantação de IoT. A novidade é aparelhada com um conjunto de serviços premium que atende às demandas não satisfeitas anteriormente pelos clientes em aspectos como a monetização e segurança industrial em IoT, por exemplo.

Histórico

A Jasper introduziu sua primeira plataforma de conectividade e gerenciamento há mais de 10 anos e hoje conta com mais de 43 milhões de dispositivos gerenciados, e mais de 1,5 milhão de novos dispositivos sendo adicionados por mês, segundo Jahangir Mohammed Said, gerente geral de IoT da Cisco. “Aprendemos que as 11 mil empresas clientes têm necessidades diferentes, em diferentes estágios de sua jornada de implantação de IoT. Então, estamos introduzindo a maior evolução da nossa plataforma Control Center IoT, proporcionando um modelo flexível de novos serviços especiais que ajudam a satisfazer as necessidades dos clientes em qualquer fase”.

Personalização

Se no passado era preciso várias redes e trabalhava-se com dispositivos diferentes, hoje os tempos mudaram. “Agora, estamos completamente roteados. Você pode adicionar dispositivos e redes, e adicioná-los ao DNA (Digital Network Architecture) Cisco ao mesmo tempo. Você pode automatizar e gerenciar todos os seus sites simultâneamente”, garantiu o VP de Gerenciamento de Produtos e Wireless Cisco, Sachin Gupta.

O primeiro produto dessa série de lançamentos administráveis pela interface DNA é o Control Center 7.0. Desenvolvido para análises aprimoradas,  ele possibilita melhorias de automação e novos recursos de segurança, e pode atuar apoiado por redes celulares – com dispositivos de baixa potência através de suporte LPWAN para várias tecnologias, incluindo NB-IoT e LTE-M.

Já disponível e vendido principalmente por meio de provedores de serviços, o Centro de Controle 7.0  conta com recursos de segurança que permitem que os clientes obtenham controles em várias camadas, incluindo grupos de usuários fechados, autenticação de dois fatores, identificação e resolução de problemas.

A plataforma de conectividade permite ainda o gerenciamento de serviços de monetização e conectividade de IoT com uma biblioteca de API aberta. O usuário pode construir o Centro de Controle em pilhas de ecossistemas existentes que estão focados verticalmente, incluindo carros conectados, cidade inteligente e processos fabris.

A tecnologia inteligente já está sendo implementada em várias cidades, entre elas, Las Vegas, destino escolhido pela Cisco como campo de demonstração do poder da coleta analítica de dados que podem ser aproveitados e compartilhados para a tomada de decisões governamentais.

O segundo lançamento refere-se à proteção contra ameaças e serviços de segurança inteligente para IoT que proteger contra ataques de malware e phishing. O serviço de proteção de ameaças e segurança inteligente fazem parte do Cisco Umbrella, a plataforma de segurança em nuvem da empresa.

A terceira solução é a Segmentação de Tráfego que possibilita aos prestadores de serviços Jasper Cisco personalizar diferentes modelos de geração de receita em IoT de acordo com as específicas necessidade e aplicações dos clientes. “É focado especificamente para conectar empresas de automóveis e proteger dispositivos que têm acesso a sites de internet abertos”, afirma Gupta.

Já o Centro de Controle Avançado está inserido na plataforma para clientes com implementações mais sofisticadas em IoT incluindo soluções de segurança ainda mais avançadas, de automação e análise. São clientes com maiores demandas e capacidades, com mais de 5 mil dispositivos percorrendo diferentes zonas ou países, por exemplo.

O quinto produto é o Spark, um aplicativo de colaboração que permite aos clientes criar uma rede de contato com devices conectados para reduzir o tempo de resolução de problemas e administrar custos, completando o portfólio DNA da Cisco.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Cisco

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.