book_icon

Cisco anuncia rede intuitiva que analisa dados e se adapta às ameaças

Network Intuitive reconhece intenção, minimiza as ameaças com criptografia, e aprende para facilitar negócios futuros. Solução estará disponível globalmente até dezembro e conta com programas e incentivos ao canal no Brasil
Cisco anuncia rede intuitiva que analisa dados e se adapta às ameaças

A gigante Cisco anunciou em seu evento Cisco Live! 2017, em Las Vegas, EUA, o lançamento do Network Intuitive. A nova rede foi desenvolvida com base em soluções que representam um dos avanços mais significativos em redes corporativas, de acordo com o CEO da companhia, Chuck Robbins. O Network Intuitive foi apresentado por ele brevemente na semana passada, durante um evento de mídia e análise em São Francisco (EUA), mas os detalhes do novo produto ficaram para a abertura nesta manhã do Cisco Live!, evento que em sua 28º edição conta com a presença de 28 mil participantes de vários países.

O Network Intuitive já está em teste em 75 empresas globais, entre elas a NASA, Royal Caribbean Cruises e Wipro

O novo sistema faz uso do DNA Cisco (Digital Network Architecture) e é baseado no portfólio de segurança da provedora de soluções. Com ele, o usuário pode prever ações, identificar e imobilizar ameaças à segurança dos dados, além de continuar a evoluir e aprender com o histórico de tráfego de arquivos. A expectativa da Cisco agora é que o Network Intuitive ajude as empresas a desbloquear novas oportunidades de negócios e resolver problemas numa época de crescentes desafios de conectividade e tecnologia.

Como atualmente, 80% a 95% das operações de rede são configuradas manualmente, a companhia busca direcionar a adoção da solução baseada em intenção, e ajudar seus mais de 60 mil parceiros globais, incluindo o canal, a construírem praticas de rede que incorporam software, segurança, automação e análise. Para isso, a Cisco também lançou novos programas de treinamento, desenvolvimento e incentivos.

Questionado pela Infor Channel sobre a estratégia para América Latina e Brasil, Robbins explicou que já foram treinadas 10 mil profissionais da Cisco e de parceiros para dar suporte ao canal. “Nós não estamos recebendo um novo produto e aprendendo como competir no mercado. Isso é o que temos feito nos últimos 25 anos. Temos uma grande equipe para apoiar o canal no Brasil e estamos engajados para desenvolver grandes redes na América do Sul”, garantiu ele.  Confira detalhes na edição de agosto da revista Infor Channel.

O CEO da Cisco, Chuck Robbins

Desenvolvimento

O Network Intuitive é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento pela Cisco para reinventar sistemas que envolvem centenas de engenheiros e gerenciamento de 1 milhão de dispositivos previstos em uso até 2020. “Criamos uma plataforma inteligente com segurança inigualável para hoje e para o futuro que impulsiona os negócios para frente e cria novas oportunidades para pessoas e organizações em todos os lugares”, apontou Robbins.

“O tráfego criptografado Analytics que faz parte do novo network resolve um desafio de segurança de rede que se pensava ser insolúvel”, afirmou David Goeckeler, vice-presidente sênior e gerente geral de rede e segurança. “Ele usa a ciber inteligência do Talos, da Cisco, para detectar assinaturas de ataques conhecidos, mesmo em tráfego criptografado, enquanto ajuda a garantir a segurança e manter a privacidade dos clientes.”

O Network Intuitive já está em teste em 75 empresas globais, entre elas a NASA, Royal Caribbean Cruises e Wipro e nos últimos 24 meses, a empresa tem capturado milhões dados e analisado em busca de insights para detectar anomalias e antecipar problemas em tempo real, sem comprometer a privacidade dos usuários. Ao automatizar a rede e incorporar a análise e aprendizagem, a ideia é tornar o incontrolável apenas gerenciável para que os clientes se concentrem em TI e nas necessidades estratégicas de seus negócios.

A rede de parceiros globais da Cisco inclui também a Apple e seu CEO, Tim Cook, participou da abertura do Cisco Live! para comentar a criação conjunta de um aplicativo de voz e experiência para iPhone e iPad em redes corporativas. “Estamos adicionando segurança para ajudar nossos clientes a se tornarem empresas mais conectadas, colaborativas e seguras”.

Enquanto dispositivos iOS são aparentemente seguros, as organizações ainda precisam de um nível maior de visibilidade e controle em todos os dispositivos empresariais. “Se eles estão investigando um incidente de segurança ou tentando aumentar a proteção para usuários na internet, visibilidade e controle são requisitos fundamentais”.

Aguardado para outono de 2017, o aplicativo Cisco Security Connector oferecerá maior visibilidade sobre como os dispositivos móveis de propriedade da empresa estão sendo usados e fornecerá melhor proteção para os usuários, em qualquer lugar, tudo em um único aplicativo.

Funcionamento

Informado pelo contexto, ou seja, a interpretação de dados, a rede é orientada por software que permite aos clientes experimentar um salto quântico em agilidade, produtividade e desempenho, de acordo com o CEO Robbins.

A palavra Intuitiva que dá nome à rede refere-se à transição de processos de automação tradicionais para o gerenciamento simultâneo de milhões de dispositivos em questão de minutos de forma intuitiva, através de recursos de machine learning em escala que usa vastos fluxos de dados por meio das redes Cisco ao redor do mundo para previsão de dados.

Já a interpretação de dados contextuais permite a rede fornecer novos insights aos gestores considerando a quem, o quê, quando, onde e como os dados são armazenados e trafegados. A nova rede interpreta tudo isso para garantir melhor nível de segurança, experiências mais personalizadas e operações mais rápidas.

*A jornalista viajou à Las Vegas a convite da Cisco

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.